Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Devaneios de uma morena

Um blog sobre tudo e mais alguma coisa. Um companheiro para todos os dias, a qualquer hora que seja.

Feliz Dia Mundial do Café para todos!

Hoje, dia 14 de abril, é o Dia Mundial do Café

 

Como sabemos (e alguns de nós sabem-no bem demais) o café é das bebidas mais consumidas no mundo. Tem benefícios, malefícios, mas isso é como tudo na vida. 

 

A origem do café remonta a terras etíopes, século IX. Reza a lenda que um pastor deu conta de que os seus carneiros ficavam mais espertos, mais vivaços, quando comiam folhas e frutos do cafeeiro. O próprio pastor acabou por experimentar os frutos e sentiu uma maior vivacidade e energia. Um monge da região, depois de saber desta história, começou a utilizar uma infusão dos frutos do cafeeiro para poder resistir ao sono enquanto orava. 

 

Nós, Portugueses, estamos abaixo da média europeia a beber café. O que ninguém diria, a julgar pelas mesinhas das pastelarias e dos cafés, e também pelas filas nas lojas Nespresso. E acho que os próprios tugas acham que consomem muito café... mas enganam-se.

 

Ficam a saber que são consumidos, em média, 4,7 quilos de café por pessoa por ano, valor abaixo do consumo médio no resto da Europa (que é de 6,4 quilos por ano), segundo os dados da Associação Industrial e Comercial do Café. Uma diferença ainda bastante considerável. 

 

Aos que gostam muito, aos que são completamente rendidos e aos quase dependentes do café, resta-me desejar um feliz dia mundial do vosso grande companheiro de muitas horas (não todas, claro, porque isso seria péssimo para a vossa saúde, deixem-me que vos diga). E hoje, bem, podem abusar um bocadinho mais... Vamos lá igualar o resto da Europa! Só não contem comigo - é que o café e eu não nos damos propriamente bem. 

dia mundial do café.png

 

 

Beijinhos,

Raquel

  

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D