Feliz Dia Mundial do Café para todos!
Hoje, dia 14 de abril, é o Dia Mundial do Café.
Como sabemos (e alguns de nós sabem-no bem demais) o café é das bebidas mais consumidas no mundo. Tem benefícios, malefícios, mas isso é como tudo na vida.
A origem do café remonta a terras etíopes, século IX. Reza a lenda que um pastor deu conta de que os seus carneiros ficavam mais espertos, mais vivaços, quando comiam folhas e frutos do cafeeiro. O próprio pastor acabou por experimentar os frutos e sentiu uma maior vivacidade e energia. Um monge da região, depois de saber desta história, começou a utilizar uma infusão dos frutos do cafeeiro para poder resistir ao sono enquanto orava.
Nós, Portugueses, estamos abaixo da média europeia a beber café. O que ninguém diria, a julgar pelas mesinhas das pastelarias e dos cafés, e também pelas filas nas lojas Nespresso. E acho que os próprios tugas acham que consomem muito café... mas enganam-se.
Ficam a saber que são consumidos, em média, 4,7 quilos de café por pessoa por ano, valor abaixo do consumo médio no resto da Europa (que é de 6,4 quilos por ano), segundo os dados da Associação Industrial e Comercial do Café. Uma diferença ainda bastante considerável.
Aos que gostam muito, aos que são completamente rendidos e aos quase dependentes do café, resta-me desejar um feliz dia mundial do vosso grande companheiro de muitas horas (não todas, claro, porque isso seria péssimo para a vossa saúde, deixem-me que vos diga). E hoje, bem, podem abusar um bocadinho mais... Vamos lá igualar o resto da Europa! Só não contem comigo - é que o café e eu não nos damos propriamente bem.
Beijinhos,
Raquel